quinta-feira, 26 de abril de 2012

Maternagem Caseira - Alimentação

Breve prefácio:
Não estou aqui para julgar quem gosta de sanduíches em caixinhas, programação da DiscoveryKids, DVD da galinha pintadinha, palhaços coloridos ou atividades indoor com brinquedos multicoloridos e barulhentos. Muito menos pra mudar hábitos cotidianos - que não são lá muito saudáveis, na minha opinião e opção de vida. Hoje começo uma nova série de posts para contar um pouco do estilo de maternagem que escolhi e pratico aqui em casa, principlamente em relação à nutrição, entretenimento, educação e outros pontos do universo infantil. Pretendo registrar os prós e os contras, só pra daqui uns tempos eu voltar aqui, ler, me divertir e confirmar se ainda estou cumprindo/seguindo minha filosofia maluca ou se realmente cuspi-pra-cima-e-caiu-na-minha-testa. Então, prepare-se para encarar textos cheios de frescuras, pit's de mãe coruja, manias bestas e ideias que talvez nunca funcionarão na prática, mas eu tô crente que tô certa!

ROUND ONE: ALIMENTAÇÃO - FIGHT!
Eu não sou do tipo que a-do-ra MacDonald's. Até já fui, mas hoje não sou mais - ainda bem! Hoje, para mim, cadeias de fast foods são excelentes opções - única e exclusivamente! - quando você chega num país totalmente desconehcido, onde sabe-se lá qual a referência gastronômica do seu povo, a fome aperta e pertinho do seu hotel tem um Mac ou Burg da vida. O padrão de qualidade da comida até que dá pra confiar, já a procedência dos produtos... a gente fecha o olho e mastiga rapidinho, torcendo pra ser bom - porque igual ao nosso nunca será. Experiência própria: minha última contribuição ao palhaço Ronald foi na República Tcheca, depois de uma gordurosa experiência num restaurante de comida típica e nenhum mercado aberto para eu garantir alguma fruta fresca pro jantar... isso em meados de 2006.

Ok, não vá pensando que tudo aqui em casa é orgânico e natural. Bem que eu gostaria, mas vivemos num mundo real, numa vida real e temos que nos adaptar ao que temos - c'est la vie. Mas, religiosamente, toda semana vou ao varejão, de onde trago as frutas e legumes, de preferência os mais selecionados que é pra incrementar e interessar o paladar (tipo abobrinha italiana, endívias, aspargos frescos, ervilhas tortas, tomatinho grape - esse sim orgânico! - entre otras cositas màs), e vamos à horta aqui pertinho de casa, dia sim, dia não, garantir as folhas verdes e recém colhidas - aliás, é o passeio matinal favorito do Bento. Aqui em casa, o molho de tomate, o suco de fruta e o tempero do arroz não vêm da caixinha, mas da minha habilidade com o liquidificador, com a faca e muita vontade de fazer refeições saborosas. Há tempos somos adeptos à uma alimentação mais natural, tradicional e caseira e isso tá provado aqui, mas desde que Bento passou a fazer as refeições conosco - quero dizer, comer da mesma comida que nós e não mais suas deliciosas papinhas - passei a tomar mais cuidado ainda com tudo que ponho na mesa.

A seguir, alguns exemplos práticos para ilustrar o assunto e entrar para a posteridade do blog e eu me matar de rir com essas besteiras daqui uns anos: - ovo? só caipira direto do fornecedor, entende-se "da roça", literalmente (vantagem de cidade pequena) idem ao frango; - leite? sem lactose pra todo mundo, por favor! - farinha de trigo? só a integral e ainda assim misturo, sempre que posso, à outras como o fubá, sêmola, fécula de batata... - adoçante? nunca, jamais, em tempo algum: prefiro sempre açúcar cristal orgânico ou demerara ou mel, e pra minha sorte, Bento passa looooonge de doces por (des)gosto próprio... uma gracinha! - refrigerante? aqui é no puro suco natural baby e assumo: por mim a Coca-Cola poderia fechar suas portas que eu sentiria muita falta de seu incrível case de sucesso mundial e suas propagandas perfeitas. - enlatados e embutidos? só em casos que realmente vale a pena: deliciosos salsichões alemães, presunto de parma, peperoni italiano, pomodori pelatti e outras iguarias geralmente importadas-caras-e-por-tanto-raras. - batatinha chips e cia.? oi? isso ainda existe no mercado? - chocolate? apenas os de excelente procedência (suíços, hummm!) e sob meu rigoroso controle de qualidade. - leite condensado? chegam a perder a validade dentro do armário porque nunca lembro de usá-los (grázádeus!) - fritura  por imersão? raríssimamente em restaurantes (ou pastel de feira!), só de pensar no cheiro de gordura me dá arrepios; "à milanesa" aqui em casa é passado no ovo, na farinha de rosca e - AHÁ! - direto pro forno! Fica crocante, sequinho e sem uma gotinha de óleo! - bolacha recheada, de pacotinho? não, obrigada: deixamos a gordura hidrogenada e o excesso de sódio para quem realmente não se importa com seus efeitos! Bolachinhas só de nata ou de goiabada, feitas pela vovó.

Ave! Deu! Chega! Tá bom! Vai ser xarope assim lá longe! Mulher chata!

Mais neuras você verá em breve por aqui... não perca! ;)

4 comentários:

Thais disse...

Não é chata não. É consciente!
Ahh se toda mãe pensasse assim...

AG Paletes Ribeirão Preto - SP disse...

Ola Ju, sou o Giuliano namorado da Thais Carolli, a comida orgânica hoje em dia é REAL e para pessoas com vidas REAIS como a sua acredito eu, passe pra conhecer nossa loja, é sempre muito importante estar em contato com pessoas que prezam pela saúde e bom gosto, e não só por uma alimentação barata e rápida!!! Vou acompanhar sua aventuras orgânicas, saudáveis, gastronômicas.

Juliana Salvetti disse...

Jujuba eu fico mto feliz de ver mamães dedicadas assim como você. Ser mãe é a profissão mais antiga do mundo! Eu tb sou super adepta da alimentação saudável, tenho várias receitinhas legais e tenho certeza q vc tb tem. Poderíamos nos encontrar um dia, minha casa está aberta para vc! bjinhos Ju

Lollipop Sweet Ideas disse...

Oi Ju! Tudo bem? Menina acabei caindo no teu blog e estou amando. Isso sim da para arranjar tempo para ler, nao facebook. Que por sinal devia ser usado com moderacao, principalmente para quem tem filhos. Redes sociais e mamaes dedicadas nao e uma receita que da muito certo, pelo menos para mim! Tu sempres escrevendo maravilhosamente bem! Concordo com tudo que escrevestes!Aqui na Inglaterrra temos uma grande vantagem, as maes podem ficar de licenca maternidade por ate 1 ano! ... eu ja estou a 4 :-) E por mais que seja cansativo ser mae 24h, 7 dias da semana os resultados positivos que temos quanto a educacao, alimentacao e socializacao dos nossos pequenos nao tem preco! Beijos para vcs 4, saudades, Du Acre